top of page
  • Foto do escritorJane Rodrigues

Canibalizando Cânones - Semana 5

Atualizado: 30 de ago. de 2020

Navegando pela janela virtual do face vi que a Profa Xanda havia me marcado em uma publicação. A postagem se referia ao "Laboratório de Escritas Dramáticas para Mulheres: Canibalizando Cânones", que estava ofertando uma bolsa integral para uma mulher negra, o critério de escolha consistia em enviar uma escrita de dois parágrafos sobre o motivo/interesse no curso. Eu resolvi fazer, e não é que ganhei a bolsa.



Gente, sério, o curso é muito massa, recomendo quem puder fazer. Olha, confesso que teve uma tarefa que eu me senti bem frustrada por perceber que eu não possuia nenhuma referência de literatura clássica, essa frustração começou a surgir do projeto de pesquisa "Janelas do Feminino", as meninas do teatro, pelo menos a questão comigo, tem uma bagagem grande de leituras, em especial de textos de dramaturgia, entendo que é porque elas trabalham direto na relação com o texto, mas no curso com a Vika, se enfatizou mais ainda, pelo fato de termos que construir textos, personagens a partir de nossas referências, como a Profa Xanda e Maria haviam observado, isso se reflete no nosso trabalho, mesmo que seja da dança, bom, pelo menos no meu trabalho eu sinto essa lacuna.


A Vika nos mostrou algumas técnicas de trabalho, uma delas foi a de trabalhar com grifos, tem a que trabalha de uma forma mais "superficial" e outra que trabalha de uma forma mais profunda. Para trabalharmos com a forma superficial ela nos passou a tarefa de juntar todos os grifos que possuimos em livros, textos, etc.


Trabalho com uma forma "Superficial" (não exige um número grande de leituras, mas sim de grifos)

"Traçaremos projetos. Rascunharemos possibilidades.

1) Reunir seus grifos, material selecionado que esteja em diários, bloco de notas, arquivos ou livros. Algo que em algum momento você separou e disse: isso é interessante para algo. Próxima aula: vai falar do que você reuniu.

2) Reunir alguma intenção que nasceu de uma leitura (intenção de um poema, de uma obra em diferentes linguagens, de um questionamento, de algo que te atravessou, que gerou potência de ação, que deu vontade de agir a partir daquilo). Se não achou essa intenção, escolhe um livro, uma obra, um autor que lhe instigue ler para recriar".

Afff, gente eu não tinha nada de grifo em leituras que não fosse de textos acadêmicos, isso me chateou. O que eu fiz foi pegar o poema-canção de Victória Santa Cruz; o manifesto da Soujourner Thuth e algumas anotações do livro "Estarão as prisões obsoletas" da Angela Davis.


Trabalho com uma forma "Profunda" (exige um número grande de leituras)

A segunda tarefa foi de trabalhar o cânone de uma forma mais aprofundada, consistiu em pegar três personagens em um só. Aff, aqui novamente, de onde vou tirar esses personagens, dos textos acadêmicos não ia rolar, partir para a música que é algo que gosto, utilizei a música do "Faroeste Caboclo - Legião Urbana"; "Diário de um detento - Racionais" e "Bluesman - Baco Exu do Blues".


RESULTADO DA EXPERIMENTAÇÃO:

João quando criança

Jogava bola, soltava pipa e desenhava

Mas seu sonho mesmo era ser doutor

Sentia que era diferente

Que aquilo ali não era o seu lugar

Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda

E foi morar no morro do alemão no Rio de Janeiro

Entendendo como a vida funcionava

Discriminação por causa da sua classe e sua cor

Começou a considerar tudo blues

O samba era blues, o rock era blues, o jazz era blues

O funk era blues, o soul era blues, ele era Exu do Blues

Tudo que quando era preto era do demônio

E depois virou branco e foi aceito, ele chamava de blues

Aos quinze, foi mandado pro o reformatório

Onde aumentou seu ódio diante de tanto terror

E Sob o olhar sanguinário do vigia

Caminhava com a cabeça na mira de uma HK

Metralhadora alemã ou de Israel

Estraçalha ladrão que nem papel

Sua vida não tem tanto valor

Quanto seu celular, seu computador

Vida difícil, sem Sol

Sem visita e sem futebol

O ser humano é descartável no Brasil

Como modess usado ou Bombril

Cadeia? Guarda o que o sistema não quis

Esconde o que a novela não diz



Claro que houveram outras conversas e exercícios, mas sugiro que façam o curso. Vou deixa aqui outras possibilidades que foram apresentadas:


- Grifo imagem - Você já leu algo e iamginou uma cena? Tipo "Ela saiu correndo e acabou por tropeçar em uma pedra", dá para ver uma imagem aí, não dá?


- Comentários do face - Você já pensou em construir uma escrita com os comentários feitos no face (ou outra rede social)?


- Regras do jogo - Você já pensou em criar uma escrita a parti de um jogo feito por você, por exemplo: selecionar das páginas ímpares apenas palavras que se iniciam pela letra "J"


Para quem quiser acessar tem como construir poesias pela barra de pesquisa do google, quer ver? Para saber mais acesse: https://poesiadogoogle.tumblr.com/


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page