top of page
  • Foto do escritorJane Rodrigues

E O PROCESSO CONTINUA - Semana 5

Atualizado: 24 de ago. de 2020



Confesso que não estava sabendo como criar o videodança, embora o video do proema-canção estivesse alcançado um resultado bacana, ainda tinha esse desafio de dar um start, por onde começar essa montagem?


Na visita do Álvaro conversamos muito sobre roteiro, mas ainda assim não estava tão nítido de como iniciar essa produção. Cheguei a ver na janela virtual do face, posteriormente a Profa Maria também enviou pela janela do zap, o cartaz de divulgação de uma oficina oferecida pela Profa do Cinea Cintia "Oficina de Roteiro", foi aí que eu decidi fazer a oficina para me auxiliar nesse processo. Consegui participar de um eneontro apenas, mas que super me ajudou a continuar e concluir o processo de construção.

Ao longo da oficina a Profa explicou alguns pontos que compõem um roteiro:


CABEÇALHO DA CENA: Basicamente uma linha que indica local e hora do dia que ação acontece, pode indicar se o ambiente é intermo ou externo e a numeração da cena, ex:

7

Int. Banheiro. Noite


AÇÃO: É aqui que você terá que descrever toda a ação que acontecerá na cena, ex:

Dona Joaquina encontra-se sentada no vaso sanitário, ao tentar alcançar o papel higiênico ele acaba caindo e rolando pelo chão do banheiro em direção a porta, ela inclina-se para frente para apanhá-lo e derrepente ela sente uma coisa gélida em suas costas, ao enconstar na coisa ela percebe que é uma largatixa e grita.


PERSONAGEM: O nome da personagem sempre deve vir antes da sua fala no diálogo, semelhante ao texto de dramaturgia teatral. Quando a personagem aparece pele primeira vez na história, seu nome deve estar acompanhado de uma breve descrição de suas características, ex:

DONA JOAQUINA

Mulher alta, magra de cor acinzentada, dentes amarelados de tanto fumar, cabelo grisalho e crespo, possui uma pequena curvatura na cervical, não tem medo de ninguém, apenas de largatixa e lesma.


DIÁLOGO: Onde ocorre a fala da personagem, é apresentado da seguinte maneira:

1 - Nome da personagem;

2 - Diálogo


As vezes depois do nome do personagem pode haver duas letrinhas dentro de parênteses (V.O) ou (O.S). V.O significa voice over: utilizado quando a fala é feita pelo narrador, O.S significa Off-screen: utilizado quando a personagem que não está presente na tela, fala.


Não necessariamente um roteiro precisa ter uma personagem, podemos construir um roteiro sem personagem se quisermos.


Eu percebi que um roteiro não seria um bom caminho para mim, aproveitei o momento aberto para perguntas e pedi dicas para o videodança, foi aí que a Profa Cintia explicou que o videodança muda um pouquinho, que ao invés de pensar em roteiro, eu poderia pensar como proposta "O que você quer propor para seu público assistir", foi assim que comecei a costurar as minhas ideias e o videodança começou a ganhar forma.


Vale destacar que a Profa ofereceu outros materiais, inclusive foi nessa oficina que conheci a primeira diretora negra de ficção Adélia Sampaio, além de uma lista de filmes brasileiros. Um colega também me passou uma referência de videodança para pensar o meu trabalho.

Amor Maldito (1984) de Adélia Sampaio(primeira diretora negra do Brasil)

Maya DEREN: A Study In Choreography for Camera (1945)





PROPOSTA CENAS FINAIS


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page